domingo, 30 de setembro de 2007

Cinco Santos | Cinco Famílias

Cinco santos | cinco famílias
cinco notas familiares (I, II, III, IV)


A Novena de Nossa Senhora do Carmo deste ano de 2007 — dedicado à Família — foi vivida com cinco irmãos santos carmelitas. Partilhamos convosco a nossa reflexão e amizade com eles e com as suas famílias, para que elas vos estimulem como animam e estimulam as nossas.


SANTO PADRE JOÃO CRUZ

Um matrimónio vinculado pelo amor
Os pais de João são Gonçalo, de ascendência nobre, e Catarina, tecedeira orfã, pobre, bondosa e bela. O que poderia unir dois jovens e vencer as convenções sociais? — Só o amor.

Família virada para o trabalho
Gonçalo, é nobre, rico e comerciante. Mas foi deserdado por causa da baixa condição de Catarina. Quando o futuro fica negro Gonçalo não tem outro remédio senão o de aprender a tecer, para ganhar o pão de cada dia com o suor das mãos.

Família resistente
A casa dos Yepes é humilde, pobre e de trabalho. Pouco depois de João nascer o pai enferma e morre ao fim de dois anos. Aquela casa já de si pobre, onde não há pão suficiente para saciar as crianças, fica na miséria. Mas Catarina resiste, confiando em Deus como só confiam os que nada têm, lança pés ao caminho em busca de soluções.

Família piedosa
A família de João da Cruz é uma família cristã. Tirando os desvarios juvenis de Francisco a fama é de boa e virtuosa família cristã. Um confessor disse de Francisco que era tão santo como o seu irmão João. A única filha daquele consagrar-se-á religiosa. As desgraças não os desanimam, antes os animam mais em buscar um futuro honrado.

Família aberta
Esta é também uma família solidária, não se fecha em si ou se preocupa só com os seus. Francisco (e também Catarina, sua mãe) recolhe os pobres e doentes e dá-lhes de comer. Recolhe as crianças abandonadas às portas das igrejas, leva-as ao Baptismo, faz de padrinho (e madrinha) e busca amas para as criar. Depois pede esmolas para atender às despesas da educação!




2 comentários:

Anónimo disse...

sou frade carmelita, acompanho um grupo de casais e desejo saber mais sobre "Paris Carmeli". regimento, espiritualidade, organização...
fico muito agradecido!!

Flos Carmeli, spes omnium carmelitarum!!

Fraternalmente

Hugo Filipe Nunes disse...

É com prazer que vejo aqui o trabalho das caras mais ou menos conhecidas, dos amigos... É em silêncio, todos os dias, que rezo por vós.


Aquele abraço,
f n