
CINCO SANTOS | CINCO FAMÍLIAS
CINCO NOTAS FAMILIARES (I, II, III)
SÃO RAFAEL DE S. JOSÉ
Uma família crente O pai André casou três vezes. Nasceram-lhe nove filhos que ele educou de forma profundamente cristã e segundo os princípios pátrios e nobres do tempo. Como seria de esperar. André é um intelectual polaco que singelamente confessa: «A fé é o apoio decisivo nos momentos difíceis da minha vida.»Três mamãs piedosas As três mamãs de José foram mulheres serenas e piedosas. E assim foi a sua infância e adolescência: um espelho das três mamãs que teve. Quando a sua fé vier a vacilar, a carinhosa e jovem madrasta Sofia trá-lo-á de novo à luz, pela convicção da sua fé e pela fiel prática religiosa.
Uma família solidária É uma família nobre mas não rica. O pai André declara que não é inclinado a apreciar os valores materiais, mas a reparti-los com os pobres e os necessitados. Assim serão os seus filhos. Nos momentos de apuro os familiares socorrem e acolhem os filhos de André. A Avó materna ajuda especialmente no Verão. Em sua casa convivem todos os primos e outras crianças, independentemente da classe a que pertencem.
Família de bons amigos e bons leitores O pai de José não teve apenas boas esposas. Teve também bons amigos. E entre eles muitos sacerdotes. A sua casa era frequentada por muitos deles, cujas conversas e modelos exemplares de vida ajudaram à formação religiosa dos filhos. Muitos oferecem-lhes livros que os jovens lêem ou devoram avidamente, como é o caso de José.
Uma família que zela pela fé dos seus Quando o filho José perde a fé, o pai André não desanima nem se revolta. Ampara-o, segue-o de longe e abençoa-o. E envia-lhe livros que lhe preenchem o vazio interior, o reencaminham e o trazem de novo à fé e à prática cristã.